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TTUTORIAL NG PLANT


A modelagem de árvores e plantas as vezes é nesseçaria e não temos muito tempo. O blender tem um script muito bom para isso, mas que demanda tempo. Por isso aqui vai um tutorial de como utilizar um programa gratuito só para confecção de árvores e plantas chamado ngPlant designer. Para fazer o download basta clicar no link ao lado(onde encontrar).
A interface do ng é bastante simples e com poucos toques podemos fazer belas árvores.Eziste embaixo à direita a opção >Plant>Branch1. Para começar a fazer a árvore clic em Branch1 para ter acesso aos controles do tronco padrão.Veja que no lado direito aparecem os controles divididos em 4 partes: Sten, Material, Branching e General. Vamos usar o Stem. Para mudar a altura, largura e ângulo do tronco mude as configurações em Length, Variation e Axis variation, clicando dentro dos retângulos e arrastando com o mouse. Os controles de corda são feitos clicando em cima das bolinhas vermelhas e arrastando. Podemos também clicar em cima da corda criando outras bolinhas vermelhas que podem ser arrastadas depois.
Vamos agora criar nossa primeira carreira de galhos. Clic com o botão direito do mouse em Branch1 e escolha a opção Append branch>New branch.Vai aperecer a opção Branch2 e uma sequência de galhos enfileirados e do mesmo tamanho. Controle tudo através do menu Sten e depois vá para o menu Branching terminar controles como variação, rotação, etc.Procure dividir tarefas entre os menus Sten e Branching e você terá uma configuração mais ou menos assim:Se quisermos mais galhos basta continuar criando New Branch e proceder da mesma forma, mas para efeito de aprendizado vamos partir para as folhas . Na verdade para fazer as folhas nós vamos proceder da mesma forma clicando em Branch2 com o botão direito do mouse e escolhendo New branch. Vão aparecer outras carreiras de galhos referentes ao Branch3. Para convertermos esses galhos em folhas procedemos da seguinte forma:
Clicamos com o botão direito do mouse em Branch3>Stem model> aí você encontra vários modelos de folhas mas vamos um pouquinho mais à frente---G-mesh>triangle. Pronto, os galhos se transformaram em folhas, estilizadas, é claro, mas folhas. Agora basta especificar as configurações que são as mesmas dos galhos e exportar em arquivo obj para algum diretório. Poderíamos ter criado materiais aqui mas não ficaria nem 10% do que podemos conseguir com o Blender 3d. Abaixo você percebe o arquivo já importado para o blender.Agora, com algumas configurações de material e texturas no blender, e teremos algo parecido com isso:Conclusão: Com o ng plant podemos criar bem mais rápido, uma infinidade de modelos de árvores, galhos soltos e plantas e com isso facilitar o nosso trabalho no blender 3d. Vale a pena experimentar.
O QUE VOCÊ ACHOU DESSE TUTORIAL?

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